Igreja

Festa de São Sebastião 2009

Nossa primeira festa de 2009 foi no Frade, Comunidade São Sebastião que estava festejando seu padroeiro São Sebastião. Pertence a Paróquia São José Operário do Perequê.
A Igreja localizada bem em frente ao mar, o padre literalmente celebra olhando o mar, um lindo local, quando chegamos à Igreja alguns fiéis estavam no salão preparando o famoso angu a baiana, a porta principal da Igreja ainda estava fechada, então aproveitamos para sentar em uns dos bancos de frente para o mar.
O tempo estava nublado, crianças e adultos aproveitavam para pescar, foi bom ter passado algum tempo ali contemplando a obra de Deus; natureza, ser humano e tinha também cachorrinho com as crianças, criação perfeita de Deus, aquele momento era um tempo de paz, de benção, que temos todos os dias e que não percebemos.
Tão rápido o tempo passou voltamos para a igreja que já se encontrava aberta e fiéis preparavam o ambiente para a missa e o grupo de cântico estava ensaiando, logo o povo chegam para o oitavo dia da novena.
Padre Felipe foi quem celebrou a santa Missa, em sua homilia o padre nos fala sobre o Evangelho e também sobre a vida de São Sebastião, disse ele que assim como Jesus chamou os doze Apóstolos, e nos chama hoje também, para que possamos ser suas testemunhas, assim como os cristãos eram alegres, apesar das perseguições souberam dar testemunho, de tal forma que São Sebastião sendo soldado do império foi seduzido por Cristo através do testemunho dos cristãos, e o amor do soldado por Jesus foi tanto que sofreu dois martírios; foi flechado e depois decapitado, e os martírios não foram capazes de fazer o soldado Sebastião renegar Cristo. Hoje temos a liberdade de nos expressar de dar verdadeiramente testemunho de Jesus e não o fazemos, disse ele. Acrescentou que muitos dizem que tem fé mais não dão testemunho.
Foi uma alegria conhecer um pouco mais a vida de São Sebastião.
Após a Missa barraquinhas para o lanche e show com o ministério Simplesmente Sim que apesar de alguns probleminhas como por exemplo: a chuva que não deu trégua e a energia elétrica que só foi arrumada as dez, não desanimaram e deram seu testemunho com alegria.
Nesta noite o padre Felipe pode estar no show conosco, foi uma linda noite no Frade para a comunidade Católica.

Nono dia da novena.


Nesta noite não tivemos padre.
Diferente de ontem, a noite do nono dia da novena estava fria, como sempre falo, bom para ficar juntinhos, e melhor quando se é em oração, e foi o que fizemos nesta noite, os coordenadores arrumaram a Igreja o grupo de cântico fez o ensaio e aos poucos o povo de Deus chegaram respingados de chuva, uns iam até o Santíssimo outros faziam suas orações na Igreja e outros enquanto a celebração não se inicia aproveitaram para colocar o papo em dia.
Tudo pronto, logo deu inicio a celebração que foi muito bonita e participativa.
Nesta noite o ministro Fabiano disse-nos que Jesus veio para nossa salvação, para remir nossos pecados, disse que Jesus veio resolver nossos problemas espirituais, acrescentou que Ele foi elevado e que devemos aclamá-lo. Falou também que São Sebastião deu testemunho de Jesus até o ultimo minuto de sua vida.
Nesta noite também houve barraquinha para o lanche,
O show do nono dia da novena ficou para o dia seguinte, dia da festa, porque estava chovendo, e por eu não estar me sentido bem e sozinha, assim que terminou a celebração, já que não haveria o show, fui direto para o Serviço de pronto atendimento em Angra me consultar.
No dia seguinte fiquei sabendo que houve o show no salão, que pena, fui nesta noite somente para conhecê-los, mas se Deus permitir não faltara oportunidades.

Procissão e Missa em homenagem a São Sebastião!


Os fiéis estavam em festa era dia de seu Padroeiro, coordenadores terminavam de dar os últimos retoques para que tudo estivesse bonito, a cor que predominava era vermelha, por ser também cor dos mártires, graças a Deus não estava chovendo, logo a procissão se inicia, o povo saiu pelas ruas do Frade com seu padroeiro cantando e rezando, dois meninos caracterizados com a roupas de São Sebastião, acompanharam a procissão, estavam lindos!
Já de volta, o povo lotou a Igreja. Padre Felipe logo inicia a Santa Missa em honra a São Sebastião e São Paulo. Em sua homilia nos falou do Padroeiro do Frade e do Apostolo do dia, disse ele que São Paulo de perseguidor passou a ser anunciador de Jesus, tinha permissão para prender e humilhar os cristãos, mas ao escutar a voz de Jesus, Paulo converte-se e deixa cair por terra a arrogância e a prepotência, de perseguidor passa a ser evangelizador. Disse-nos, que São Sebastião e invocado nas doenças de epidemia e que São Paulo e São Sebastião souberam a amar e testemunhar Jesus. Na hora da Eucaristia a energia acabou, e o grupo de música que estava animando, junto com a assembléia, sem microfones cataram lindamente para Deus, foi emocionante a missa seguiu até retornar a energia.
Foi uma linda Missa!
No final padre fez agradecimentos e parabenizou a todos da comunidade pela bonita festa, agradeceu também a Dom José Ubiratan que presenteou a comunidade com uma bonita imagem de São Sebastião.
Após a santa Missa barracas de lanche e show com bandas Simplesmente Sim e Nova Unção.
Foi muito bom ver as bandas prestigiando uma a outra, participando do shows, teve também a presença de uma vocalista da banda Jon e também na primeira noite a presença da vocacionada Ana Marta, ex-vocalista do Ministério Simplesmente Sim, bom revê-a!

Frase
São Sebastião deu testemunho de Jesus até o ultimo minuto de sua vida. - Ministro Fabiano.
Graças também a São Paulo e São Sebastião, a Igreja esta aí firme e forte. - Padre Felipe.
Hoje temos a liberdade de nos expressa, de dar verdadeiramente testemunho de Jesus e não o fazemos. - Padre Felipe.

Parabéns a comunidade ao padre Felipe pala bonita festa em honra a São Sebastião.

São Sebastião, rogai por nós!
Povo de Deus, lembrem-se agora é pecado jogar lixo na natureza, que seja apenas um papel de bala é pecado também, jogar resto de óleo na pia da cozinha
Foi publicado em 11 de março de 2008 no Osservatore Romano - Jornal do Vaticano.



Rubenita@pelafe.net

Rubenita Monteiro

Festa de São Sebastião - Frade - Angra dos Reis - RJ - 2009
Voltar a Capa
Ver mais matérias