Dom José Ubiratan

Que alegria foi retornar à Mangaratiba, para a posse de padre Sérgio, e padre Elton como pároco de Itaguaí.
Estivemos em Mangaratiba foi por ocasião da festa de sua Padroeira, Nossa Senhora da Guia. Depois na Ordenação e nas primeiras missas celebradas pelo neo-sacerdote, padre Sergio.Passados alguns dias retornamos à cidade para a posse de padre Sérgio.
Mangaratiba é bonita, tem no seu centro a Matriz, uma linda praça e o mar. No dia seguinte fomos até Itaguaí para a posse como do padre Elton como pároco da Catedral. Ele é o ex-pároco de Mangaratiba e amigo do padre Sérgio.
Todas às vezes que fomos a Mangaratiba chovia, mas a viagem é sempre maravilhosa. O verde e o mar que nos chega tirar o ar, e também por sermos um casal a companhia é muito agradável, a chuva só aumenta à-vontade de estarmos bem juntinhos.
Para o povo de Mangaratiba, padre Sérgio não é estranho. Já alguns meses foi para a cidade como diácono ajudar padre Elton, e em pouco tempo que estivemos lá percebi o carinho, amor e respeito que os dois padres e os fiéis têm uns com os outros, obviamente que dificuldades eles tiveram e terão lá e em qualquer lugar, mas nada que o Amor não possa superar.
No dia da posse, chegamos a Mangaratiba por volta das 18 horas, tomamos um cafezinho e fomos para a Igreja, que já estava aberta com os seminaristas e alguns paroquianos arrumando-a para a Santa Missa. Claro que aproveitei para fazer minhas orações.
Aos poucos os fiéis vão chegando, tomando seus lugares e a Igreja, por ser pequenina logo estava cheinha. Coroinhas, acólitos, ministros, seminaristas, padres, Dom José e o cheirinho diferente do incenso avisam: a Santa Missa vai começar!
Dom José dá as boas vindas e fala rapidamente que estávamos reunidos naquele dia para a posse de padre Sérgio, alguns alegres pelo novo pároco e outros tristes pelo padre Elton que estava indo para Itaguaí, as lágrimas que nestes dias foram derramadas foram de carinho.
A missa estava bonita o clima era de festa! Em sua homilia, Dom José fala um pouco sobre o natal, diz que não existe natal sem família e que dia 25 havia passado, mas ainda estávamos dentro do tempo de natal que poderíamos ainda deseja Feliz natal uns para os outros, e por ser o último fim de semana do ano, a Igreja consagrou este dia a Sagrada família, e como Dom José nos aconselhou nestes dias, (sábado em Mangaratiba, domingo em Itaguaí) que amássemos as crianças mais que também as educassemos na fé em Deus.
Deu exemplo da sagrada Família que era humilde e vivia do trabalho das próprias mãos. Tinham o necessário para viverem, mas tinham amor, tinham fé em Deus e assim eram felizes. Falou que hoje os pais dão para os filhos presentes caros para suprir suas presenças (ou ausências), mas não tem fé em Deus, não tem amor e não ensinam seus filhos a rezarem, por isso não são felizes.
Nestes dias também, dom José nos falou sobre os idosos, disse que tem muitos idosos abandonados em suas casas, e que depois de terem criados muitos filhos, às vezes a responsabilidade de cuidar do idoso fica só com um filho sobrecarregando-o. Acrescentou que muitas vezes os filhos só vão à casa dos pais idosos só para pegar dinheiro ou alguma outra coisa, para finalizar falou também que devemos rever os cuidados com nossos idosos pois se não cuidarmos deles, não poderemos reivindicar, quem cuide de nós quando formos idosos, isso se não morremos quando novos, disse ele, já pensou não ter quem troque nossas fralda.
Então amados, reflitamos nas palavras de Dom José!
O ritual segue normal, padre Sérgio faz todas as orações próprias para ocasião e junto com Dom José o padre se prostra diante do Santíssimo e depois da pia Batismal, muito lindo.
No final da Missa Dom José Ubiratan faz os agradecimentos a todos, especialmente ao padre Elton comunica que por ele ter jeito com os jovens irá para cúria e ficará com a casa de formação. Diz a que a paróquia esta muito bem entregue ao padre Sergio.
Nesta noite padre Elton leu a Ata. Dom José, padre Sérgio e alguns presentes, assinaram.
Um grupo de coroinhas e acólitos fez uma linda homenagem aos padres.
Uma paroquiana em nome da comunidade recebe padre Sérgio como pároco e despede-se do amigo padre Elton.
Padre Sérgio agradece ao Dom José Ubiratan e ao padre Elton pela confiança, falou também a comunidade e pediu orações.
Padre Elton despediu-se da comunidade. Dentre muitas coisas ele disse que: eles cresceram juntos, choraram mas também riram muito.
Já na saída padres Sérgio e Elton cumprimentaram a todos, nesta noite Dom José Ubiratan não pôde ficar cumprimentando, o que sempre faz.
Houve no salão partilha.
Por não termos como voltar de ônibus, por falta de horário, nossos amigos dona Joana e o senhor Jorge nos acolheram de novo em seus corações e em seu lar, que tem uma vista maravilhosa um verde estonteante, foi uma noite relaxante, nesta noite também ela nos disse que padre Elton ajudou muito a Paróquia Nossa Senhora da Guia e que ia sentir sua falta. Disse também que há poucos dias tinha acontecido uma confraternização de um curso aplicado pelo padre Elton, disse ela que o curso tinha sido maravilhoso.
Combinamos com o casal de logo cedo partimos para Itaguaí, agora para a posse de padre Elton. Dona Joana, apesar da hora avançada, antes de dormir preparou uma deliciosa torta de bananas para o café da manhã.


Posse de padre Elton

Apesar de ter sido a última a se deitar dona Joana foi a primeira a se levantar, quando levantamos a mesa do café estava posta, após um gostoso café, partimos para nosso destino que agora era Itaguaí.
Acordar e da de cara com um marzão lindo e maravilhoso só nos faz muito bem! O início daquela manhã estava indicando que o dia seria maravilhoso, como de fato foi. Como sempre ao chegar gosto de fazer minhas orações, já na porta da Catedral encontramos a linda Capelinha, não pensamos duas vezes entramos, para nossa alegria o bispo dom José Ubiratan estava rezando o santo terço, rezamos então junto com ele, foi uma benção!
Rezado o terço, nos preparamos agora para a Santa Missa, aos poucos a lindíssima Catedral lotou, e olha que a Catedral é bem grandinha. Todos com suas vestes, coroinhas, acólitos, ministros, padres e dom José Ubiratan, o cheirinho do incenso indica que a Missa vai começar.
As Santas Missas celebradas por dom José são sempre lindas e sempre nos fala muito ao coração, aprendemos a cada encontro, tudo em clima de festa. Nestes dias dom José em suas homilias nos falou sobre educar nossas famílias com amor e na fé em Deus, e também em cuidarmos de nossos idosos, foi uma homilia para refletirmos e acima de tudo mudar nosso comportamento junto aos idosos!
O ritual de posse segue normal, também neste dia bispo e o padre Elton, se prostraram diante do Santíssimo e da Pia Batismal.
Padre Sérgio que agora também e o chanceler leu a ata, e o bispo e demais assinaram. Ao final da Missa uma paroquiana em nome da comunidade homenageou ao bispo que estava comemorando 33 anos de Sacerdote, e acolheu o novo Pároco.
Ao final dom José Ubiratan faz agradecimentos, também padre Elton o fez.
Todos que quiseram cumprimentaram e tiraram fotos com padre Elton e dom José Ubiratan, que também benzeu alguns objetos de nossa devoção neste dia.
Aprendemos muitos nestes últimos dias, aprendemos com a Palavra com a Eucaristia e com testemunhos!

Um destes dias em que estivemos para os lados de Itaguaí, perguntei ao padre Elton qual era seu sentimento em sair de Mangaratiba e ir para Itaguaí, ele com seu jeitinho calmo me respondeu; que estava tranqüilo, um pouco assustado, mas confiava que Dom José Ubiratan estaria sempre por perto!
Como foi bom ter conhecido padre Elton e padre Sérgio!
Como é bom ver o carinho respeito que crianças, jovens e idosos têm com seus pastores, e o carinho dos padres e do senhor bispo em abençoar, quando algum fiel lhe toma a benção beijando-lhes a mão, eles com simplicidade amor pede a Deus que os abençoe. Para nós este contato com os representantes de Cristo na terra nos revigora para uma nova semana que para muitos é de tribulações de estresse e quem sabe até de violência, ser tocados por Deus através dos sacerdotes também é um grande momento de encontro.
Verdadeiramente foi uma honra estar em Mangaratiba e em Itaguaí nestes últimos dias do ano de 2008, foram dias muito importantes para estas cidades!
Que Deus sempre abençoe padre Sérgio, padre Elton e Dom José, enfim todos os sacerdotes!
Obrigada ao casal dona Joana e seu Jorge por ter nos acolhido, de novo, em seu lar. Casal amados onde vive, é ela quem prepara os seminaristas, professora de português, mas por trabalhar fora, ela não deixa de ser uma boa dona de casa, grande exemplo para nós!

Parabéns os paroquiano pelos seus Párocos!
Parabéns também a família dos padres em especial suas mães.
Também ao coral que estava lindo!
Parabéns Dom José pela vossa Diocese.

Frases.

O que me consola é que Deus sabe fazer grandes coisas com instrumento insuficientes - Padre Sérgio

Hoje Dom José me confia a ajudar a preparar novos padres, sei que não é tarefa fácil, mas Dom José estará conosco. - Pe. Elton

Aqueles que querem buscar a Deus podem contar comigo, agora ser for pensar em si próprio não conta comigo. - Pe. Elton

Se hoje eu sei amar é que tive uma família que me amou. - Pe. Elton


Não existe natal sem família por isto a tradição de comemorarmos o natal em família - Dom José Ubiratan

Quantas crianças e jovens, não sabem nem fazer o sinal da cruz, mas tem curso de tudo. - Dom José Ubiratan

Portanto, queridos irmãos tomemos exemplo a família de Nazaré era uma casa simples, mas tinham o amor. - Dom José Ubiratan

Nosso pais não devem ser peso, mas sim uma benção, pois são presenças insubstituível não poderemos esquecer que chegaremos a idade avançada. - Dom José Ubiratan




Rubenita@pelafe.net

Rubenita Monteiro

Voltar a Capa
Ver mais matérias
Posse de Padre Sérgio e Padre Elton- Mangaratiba e Itaguaí- RJ - 2008
Contatos pelo e-mail: amigos@pelafe.net
Veja mais Padres
Padre Elton
Padre Sérgio